Os altímetros são capazes de fazer medições imprescindíveis para os topógrafos
Em uma obra pública ou privada, muitas medições e diferentes mensurações se fazem necessárias para a precisão e segurança do projeto.
O levantamento altimétrico topografia, por exemplo, é uma delas.
Nem todos os altímetros dependem da pressão do ar. O Sistema de Posicionamento Global (GPS), por exemplo, pode fornecer altitude como parte da localização de uma área triangulando sinais de diferentes satélites.
Os altímetros de radar e laser, encontrados em algumas aeronaves e naves espaciais, funcionam de forma semelhante às medidas de sonar do fundo do mar. Estes altímetros enviam um sinal de rádio ou laser para a superfície e medem o tempo que leva para que o sinal seja recuperado. O tempo que demora para que o sinal de retorno (ou eco) para a aeronave seja traduzido para uma elevação.
Quando usado em satélites, os altímetros de radar e laser são capazes de combinar medidas de altitude para criar mapas topográficos precisos das superfícies terrestres e oceânicas. O altímetro de radar a bordo do satélite TOPEX/ Poseidon, por exemplo, mediu a topografia superficial de 95% do oceano isento de gelo. Desenvolvido pela NASA e pelo CNES, a agência espacial francesa, o altímetro de radar da TOPEX/Poseidon foi preciso dentro de 2cm, o que não chega a 1”.
O altimétrico se difere do planialtimétrico por necessidade de projeto.
Os levantamentos topográficos são usados para identificar e mapear elementos presentes no solo, como, por exemplo, árvores, edifícios, ruas, pontes, viadutos, rios, muros, entre outras centenas.
Existem diferentes tipos de levantamentos topográficos, e eles se diferem em características altimétricas e planialtimétricas. São utilizados de acordo com a necessidade de cada pesquisa. Se o objetivo, por exemplo, for construir um mapa de base para o projeto de uma residência, pode ser necessário mostrar linhas de limites perimetrais e os cruzamentos da propriedade que está sendo pesquisada, para que um designer mostre com precisão o zoneamento e outros atrasos exigidos.
Os planos podem incluir informações sobre a altitude dos pontos medidos e sobre pontos de altitude, que podem ser exibidos para cada ponto medido ou através das curvas de nível.
No levantamento topográfico altimétrico, os planos de situação altimétrica são feitos em diferentes sistemas de projeção, com área de referência conforme especificado pelos beneficiários e podem ser preparados para:
Para este tipo de trabalho é necessário identificar a localização que precisa ser medida e a documentação cadastral da propriedade (se existir).
Para este tipo de levantamento um dos intrumentos imprescindíveis é a mesa plana
Uma pesquisa topográfica reúne dados sobre a elevação de pontos em um pedaço de terra e os apresenta como linhas de contorno em uma trama.
A topografia pode ser definida como a área que estuda e pesquisa dados da superfície da terra quanto à forma, configuração, rugosidade ou características tridimensionais da superfície terrestre.
Para realizar um levantamento planialtimétrico topografia, por exemplo, as pesquisas topográficas requerem bons controles. Neste caso, trata-se do horizontal.
Os controles são utilizados com base nas medidas de levantamento topográfico.
Um erro no controle será refletido em erros na posição e/ou elevação da topografia.
O controle horizontal é fornecido por dois ou mais pontos no chão e precisamente fixado em posição por distância e direção.
É a base para a escala do mapa e a localização de características topográficas.
Para pequenas áreas, o controle horizontal, para o trabalho topográfico, geralmente é estabelecido por uma travessia, mas às vezes pode ser usada uma única linha reta.
Os métodos para realizar a pesquisa topográfica exigem uma antena fotogramétrica para registros de fotografias aéreas. Elas determinam distâncias, elevações, áreas etc. As medições de distância, elevação e localização são tomadas no campo, gravadas no livro de campo e, em seguida, plotadas em papel no escritório. No caso do planialtimétrico é preciso uma mesa plana, para que os dados sejam plotados no campo em papel anexado a uma placa de desenho montada em um tripé (tabela de plano).
Comentários