Engenharia e topografia andam de mãos dadas na construção civil

Por Rogercad Topografia em
Engenharia e topografia andam de mãos dadas na construção civil

Seja obras públicas ou privadas, as áreas dependem uma da outra

Na engenharia, os dados topográficos são usados ​​para identificar e mapear os contornos do solo e os recursos existentes na superfície da terra ou ligeiramente acima ou abaixo da superfície terrestre, ou seja, árvores, edifícios, ruas, passarelas, interferências subterrâneas, postes de serviço, etc.

Se o objetivo da pesquisa for servir como um mapa de base para o projeto de uma residência ou construção de algum tipo, ou projetar uma estrada ou uma calçada, entram então a engenharia e topografia, pois pode ser necessário mostrar linhas de limites perimetrais e as linhas de servidão ou cruzamento da propriedade que está sendo pesquisada, para que um designer mostre com precisão o zoneamento e outros atrasos exigidos pela agência.

Para isso, são necessários benchmarks, aos quais os contornos do solo estão relacionados,  como informações sobre utilitários de superfície e subterrâneos, determinação de contratempos requeridos, etc.

A relação entre engenharia e topografia

Casas, arranha-céus, pontes, túneis, shopping, plataformas de petróleo e demais construções que podem ser de utilidade pública. Este são trabalhos de um engenheiro civil, por exemplo, mas com ele é importante o topógrafo que, em uma construção, é um dos primeiros profissionais no trabalho. Eles tomam medidas da área e aconselham arquitetos, engenheiros e contratados em todo o projeto. Os topógrafos de construção são muito precisos. Eles indicam a localização exata onde um túnel, estrada ou ponte subterrânea começa e termina.

Ao construir:

  • fábrica,
  • parque empresarial
  • desenvolvimento de moradias.

Eles também determinam a localização de água corrente, esgoto, telefone e linhas de energia.

Levantamento topográfico 3D oferece benefícios na pesquisa de dados

Com esta tecnologia é possível realizar serviços tradicionais e avançados.

Um levantamento topográfico 3D pode se dar emlevantamentos de fronteiras e pesquisas residenciais e imobiliárias. Este tipo de trabalho oferece dados mais precisos ao projeto, como na construção civil, por exemplo.

Com técnicas de varredura 3D, por exemplo, uma empresa é capaz de realizar serviços tradicionais de varredura a laser com mais precisão, já que é utilizado um scanner de radar a laser de alta velocidade com um impressionante campo de visão de 360×270 graus.

Esta tecnologia de varredura 3D pode pesquisar qualquer estrutura exterior, interior, artificial ou natural e / ou área dentro de um campo de visão. Ele cria um conjunto abrangente de dados brutos sob a forma de uma imagem 3D composta por milhões de pontos de dados conhecidos como nuvem de ponto 3D. Todos os 2 pontos da varredura 3D (nuvem do ponto) correspondem a medidas pontuais no AutoCAD, com precisão de até 6mm. Este tipo de sistema de varredura laser 3D de alta definição permite uma geometria de superfície de levantamento rápida, completa e precisa.

Levantamento topográfico 3D e os benefícios da tecnologia

Os dados de digitalização 3D em bruto podem até ser usados ​​com software especializado para visualizar, girar e ampliar em 3D, bem como obter medições ponto a ponto instantaneamente. Os serviços adicionais de digitalização a laser e pós-processamento permitem traduzir dados brutos em desenhos AutoCAD 2D ou 3D altamente precisos para orientações visuais.

Levantamento topográfico de um terreno pode ser realizado sob diferentes métodos

Cada um dos métodos analisa e capta dados por ângulos diferentes que são necessários para a realização de um projeto.

O levantamento topográfico de um terreno fornece informações inestimáveis ​​para designers, engenheiros, arquitetos paisagistas e demais profissionais. A informação é imprescindível para permitir a análise da terra e o posterior desenho do terreno e o desenvolvimento da construção.

Os levantamentos topográficos envolvem pesquisa de contornos, monitoramento de movimentos de terras e estruturas, levantamentos volumétricos e levantamento construído.

O levantamento topográfico de um terreno e suas particularidades

Todo terreno tem seus próprios desafios, por isso, é importante que, ao contratar o serviço de levantamento topográfico, a empresa seja especializada e conte com profissionais capazes de realizar com qualidade e compromisso a análise do sítio para determinar sua classificação de zoneamento e, a determinação de quaisquer restrições relacionadas à atividade na terra, desde a atividade permitida até a proibida. Desta forma, é possível determinar a viabilidade de um projeto.

É importante ir além da pesquisa: relatórios adicionais relacionados a questões como a adequação do planejamento de locais e efluentes, águas pluviais, acesso, serviços, estabilidade e contaminantes do solo também se fazem necessários.

Os tipos de levantamento topográfico podem ser divididos em aéreo, que conta com a fotogrametria; o GPS, que permite o mapeamento rápido de áreas abertas que não são suficientemente grandes para justificar métodos aéreos e as estações totais, que conta com uma equipe de campo no local para mapear diretamente cada recurso.

Rogercad Topografia

Empresa especializada em serviços topográficos.

Comentários