Seja obras públicas ou privadas, as áreas dependem uma da outra
Na engenharia, os dados topográficos são usados para identificar e mapear os contornos do solo e os recursos existentes na superfície da terra ou ligeiramente acima ou abaixo da superfície terrestre, ou seja, árvores, edifícios, ruas, passarelas, interferências subterrâneas, postes de serviço, etc.
Se o objetivo da pesquisa for servir como um mapa de base para o projeto de uma residência ou construção de algum tipo, ou projetar uma estrada ou uma calçada, entram então a engenharia e topografia, pois pode ser necessário mostrar linhas de limites perimetrais e as linhas de servidão ou cruzamento da propriedade que está sendo pesquisada, para que um designer mostre com precisão o zoneamento e outros atrasos exigidos pela agência.
Para isso, são necessários benchmarks, aos quais os contornos do solo estão relacionados, como informações sobre utilitários de superfície e subterrâneos, determinação de contratempos requeridos, etc.
Casas, arranha-céus, pontes, túneis, shopping, plataformas de petróleo e demais construções que podem ser de utilidade pública. Este são trabalhos de um engenheiro civil, por exemplo, mas com ele é importante o topógrafo que, em uma construção, é um dos primeiros profissionais no trabalho. Eles tomam medidas da área e aconselham arquitetos, engenheiros e contratados em todo o projeto. Os topógrafos de construção são muito precisos. Eles indicam a localização exata onde um túnel, estrada ou ponte subterrânea começa e termina.
Ao construir:
Eles também determinam a localização de água corrente, esgoto, telefone e linhas de energia.
Com esta tecnologia é possível realizar serviços tradicionais e avançados.
Um levantamento topográfico 3D pode se dar emlevantamentos de fronteiras e pesquisas residenciais e imobiliárias. Este tipo de trabalho oferece dados mais precisos ao projeto, como na construção civil, por exemplo.
Com técnicas de varredura 3D, por exemplo, uma empresa é capaz de realizar serviços tradicionais de varredura a laser com mais precisão, já que é utilizado um scanner de radar a laser de alta velocidade com um impressionante campo de visão de 360×270 graus.
Esta tecnologia de varredura 3D pode pesquisar qualquer estrutura exterior, interior, artificial ou natural e / ou área dentro de um campo de visão. Ele cria um conjunto abrangente de dados brutos sob a forma de uma imagem 3D composta por milhões de pontos de dados conhecidos como nuvem de ponto 3D. Todos os 2 pontos da varredura 3D (nuvem do ponto) correspondem a medidas pontuais no AutoCAD, com precisão de até 6mm. Este tipo de sistema de varredura laser 3D de alta definição permite uma geometria de superfície de levantamento rápida, completa e precisa.
Os dados de digitalização 3D em bruto podem até ser usados com software especializado para visualizar, girar e ampliar em 3D, bem como obter medições ponto a ponto instantaneamente. Os serviços adicionais de digitalização a laser e pós-processamento permitem traduzir dados brutos em desenhos AutoCAD 2D ou 3D altamente precisos para orientações visuais.
Cada um dos métodos analisa e capta dados por ângulos diferentes que são necessários para a realização de um projeto.
O levantamento topográfico de um terreno fornece informações inestimáveis para designers, engenheiros, arquitetos paisagistas e demais profissionais. A informação é imprescindível para permitir a análise da terra e o posterior desenho do terreno e o desenvolvimento da construção.
Os levantamentos topográficos envolvem pesquisa de contornos, monitoramento de movimentos de terras e estruturas, levantamentos volumétricos e levantamento construído.
Todo terreno tem seus próprios desafios, por isso, é importante que, ao contratar o serviço de levantamento topográfico, a empresa seja especializada e conte com profissionais capazes de realizar com qualidade e compromisso a análise do sítio para determinar sua classificação de zoneamento e, a determinação de quaisquer restrições relacionadas à atividade na terra, desde a atividade permitida até a proibida. Desta forma, é possível determinar a viabilidade de um projeto.
É importante ir além da pesquisa: relatórios adicionais relacionados a questões como a adequação do planejamento de locais e efluentes, águas pluviais, acesso, serviços, estabilidade e contaminantes do solo também se fazem necessários.
Os tipos de levantamento topográfico podem ser divididos em aéreo, que conta com a fotogrametria; o GPS, que permite o mapeamento rápido de áreas abertas que não são suficientemente grandes para justificar métodos aéreos e as estações totais, que conta com uma equipe de campo no local para mapear diretamente cada recurso.
Comentários