Empresa especializada em Georreferenciamento tem conhecimento profundo sobre dados da superfície terrestre

Por Rogercad Topografia em
Empresa especializada em Georreferenciamento tem conhecimento profundo sobre dados da superfície terrestre

Uma empresa especializada em georreferenciamento conta com profissionais que precisam, impreterivelmente, entender das informações posicionais dos recursos na superfície da Terra ou no mapa, que são chamadas de dados espaciais.

Eles podem ser abstraídos em três categorias principais chamadas pontos, linhas e área:

  • Ponto: dados espaciais com dimensão zero ou zero, sem direção e sem área.
  • Linha: dados espaciais com uma dimensão, direção e sem área.
  • Área: dados espaciais com duas dimensões.

Os dados espaciais digitais podem ser representados em um dos dois sistemas denominados Sistema Vetor ou Point e sistema Raster ou Cell.

No sistema de quadriculação, os pontos são representados por células individuais, linhas por seqüência de células vizinhas e área por coleção de células contínuas.

Equipamento para medição de empresa especializada em Georreferenciamento
Aparelho utilizado para realizar Georreferenciamento

Sistema de coordenadas:

É um sistema pelo qual a Coordenação de qualquer posição na superfície da Terra pode ser determinada em si mesma ou em um mapa ou em uma tela de computador.

Até onde vai o entendimento de uma empresa especializada em Georreferenciamento

O sistema de coordenação na superfície terrestre é chamado de Sistema de Coordenação Geográfica. Neste sistema, a posição na superfície terrestre é medida em termos de latitude e longitude usando a unidade de medida angular. Há ainda o Sistema de Coordenação Projetado ou Sistema de Coordenação Cartesiana: que é o sistema de coordenação no mapa ou em uma tela de computador.

É o resultado de uma projeção de coordenadas geográficas usando um método de projeção. Neste sistema, uma posição na superfície terrestre é medida nos termos de coordenadas x e coordenadas ou orientadas.

A estação total para Georreferenciamento é o instrumento utilizado

Rogério Azevedo utilizando aparelho  Estação Total para Georreferenciamento

Uma estação total para georreferenciamento é um instrumento eletrônico/óptico usado em levantamento moderno e construção de edifícios que usa teodolitos de trânsito eletrônico em conjunto com medidor eletrônico de distância (EDM). Também é integrado com microprocessador, coletor eletrônico de dados e sistema de armazenamento.

O instrumento é usado para medir a distância inclinada do objeto ao instrumento, ângulos horizontais e ângulos verticais. Esta unidade de microprocessador permite a computação de dados coletados para calcular ainda mais a distância horizontal, as coordenadas de um ponto e o nível de ponto reduzido.

Os dados coletados da estação total podem ser baixados em computadores para processamento posterior de informações.

As estações totais são usadas principalmente por agrimensores e engenheiros civis, quer para registrar recursos como no levantamento topográfico ou para definir características de estradas, casas ou limites. Elas também são usadas ​​por arqueólogos para gravar escavações e policiais, acidentes privados e companhias de seguros para medir espaços.

Como são os levantamentos em uma estação total para Georreferenciamento?

É um método amplamente utilizado para realizar pesquisa de topografia, com aplicações que podem variar no levantamento de terras tradicionais, na monitoria da evolução da forma de terra e, também, no monitoramento do uso da terra.

Rogercad Topografia

Empresa especializada em serviços topográficos.

Comentários