Implantação de obras e topografia são áreas relacionadas mesmo nas construções inovadoras

Por Rogercad Topografia em
Implantação de obras e topografia são áreas relacionadas mesmo nas construções inovadoras

Segurança e precisão sempre serão garantidas por um conjunto de profissionais e tarefas das áreas de topografia

Implantação de obras e topografia são atividades que se conversam na engenharia. Nas construções mais inovadoras, ainda assim, a topografia se faz necessária para mensuração e estudo das características de um determinado local, examinando seus recursos vegetativos e artificiais.

Implantação de obras e topografia: inovações de construção

As inovações de construção podem fornecer o componente crítico para a estratégia competitiva a longo prazo de uma empresa. Para capturar esses benefícios competitivos e outros esperados, uma empresa de construção precisa entender os meios através dos quais as inovações são implementadas e as estratégias que podem empregar para aumentar a eficácia dessas operações – uma delas, por exemplo, é a contratação de profissionais topógrafos ou empresas especializadas.

As empresas relacionadas à construção podem seguir estratégias diferentes, com base na natureza da inovação, suas capacidades, recursos e estratégia geral de mercado. As seis etapas de implementação são geralmente descritas pelos tipos de atividade que se fazem necessários para cada tipo de inovação, com estudos de caso detalhados.

As empresas do setor de construção, a aplicação de estratégias diferentes, a reposição sobre a natureza da inovação, suas capacidades, seus recursos e sua política comercial global, bem como seus colaboradores e prestadores de serviços, precisam estar alinhados.

O levantamento topográfico é o primeiro passo para a implantação de obras

implantação de obras e topografia
Levantamento topográfico em Parelheiros/ SP

O ser humano vive em um mundo tridimensional. No entanto, quando uma pesquisa de propriedade é feita, os resultados são mostrados através de um produto bidimensional.

Um levantamento topográfico é uma representação bidimensional do que está acontecendo no mundo real (3-D). As características de uma pesquisa topográfica podem variar, mas alguns dos elementos mais comuns incluem:

  • Contornos: uma linha de contorno mostra os picos e os vales da terra. Por exemplo, se houver uma inclinação significativa em uma propriedade, as linhas de contorno podem ser mostradas no desenho para representar sempre que haja uma queda de 5 pés verticais. Uma gota de 3 pés, 2 pés ou mesmo 1 pé também pode ser mostrada, tudo é baseado nos dados que o topógrafo obtém durante o projeto. Quanto menor a queda cumulativa, mais detalhada a pesquisa se torna.
  • Vegetação e atributos físicos: se houver um córrego ou riacho, ou uma área arborizada facilmente identificada, esses atributos são identificados pelo agrimensor da terra e os dados relativos à localização desses atributos são obtidos. O topógrafo pode localizar árvores e arbustos individuais, o perímetro exterior de uma área “escovada” e mais informações a pedido do cliente.
  • Serviços de utilidade pública: qualquer melhoria visível no lote pode ser identificada e mostrada na pesquisa topográfica. Linhas de serviços gerais, luzes de rua, caixas elétricas, marcadores de pipeline e qualquer evidência visível podem ser mostrados no desenho.

Para um bom levantamento topográfico

Foto com técnico topográfico mensurando local em aparelho Estação Total

Os dados obtidos na propriedade pelo agrimensor da terra determinarão a aparência da pesquisa e pautarão a implantação de obras e topografia. Quanto mais dados obtém o topógrafo, mais detalhado pode se tornar o levantamento.

É importante que um agrimensor profissional explique o desenho e facilite a compreensão dos dados.

Rogercad Topografia

Empresa especializada em serviços topográficos.

Comentários