-
Tenha precisão zerada em sua locação;
-
Fiscalização técnica – mantenha a precisão do empreendimento;
-
Locação pontual ou contínua com agilidade.
Trata-se do princípio, ou simplesmente, o fundamento de sua obra. Isto significa que qualquer erro neste início, pode acarretar em problemas em um futuro próximo.
A locação de obra é transferir os cálculos e informações contidas na planta baixa para o terreno. Trata-se de um gabarito onde podem ser aplicados três métodos e, em todos, a presença de um engenheiro é indispensável.
- Locação de obra por tábua corrida: comumentemente utilizado em obras civis grandes, onde serão aplicados muitos elementos para estabelecer o contorno da obra. Pontaletes podem ser empregados a fim de definir tal contorno.
- Locação de obra por cavalete: tal processo é usado em casos de obras menores, quando não são necessários muitos recursos tornar o projeto em algo palpável.
Importante ressaltar que a Rogercad emite o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) em todos os serviços prestados.
Locação de obra topográfica
A terceira opção de locação de obra merece um destaque, pois, talvez, dentre todos os métodos, este consiga ser o mais preciso. Indicada para obras de grande porte.
Exige a contratação de uma empresa especializada ou profissional gabaritado que tenha os instrumentos corretos para realizar o serviço.
É feito o levantamento topográfico completo e depois cria-se um gabarito em tamanho real onde serão definidas as posições de pilares, por exemplo, fundações, distância entre pontos. A locação atua apenas com coordenadas planas.
A importância da locação de obra
Independentemente do método adotado, é imprescindível dizer que, qualquer erro que acontecer na fase da locação de obra e que não seja corrigido, significará um erro também na construção propriamente dita.